26 jul

Vem aí o VI CONSEGI

consegi-logo

Para debater questões relacionadas com governo eletrônico e software livre, o Serpro promove, de 13 a 15 de agosto, a sexta edição do Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), em Brasília. O tema deste ano é Portabilidade, Colaboração e Integração. “São temas muito atuais: estamos trabalhando com a lógica de que o mundo da tecnologia vai ter que suportar mobilidade, rede social, grandes quantidades de informações”, informa o presidente do SERPRO, Marcos Mazoni.

O evento terá 50 oficinas e 150 palestras, com a participação de representantes de diversos países, entre agentes públicos, movimentos sociais, hackativistas, pesquisadores e estudantes para debater tecnologias que podem ampliar o acesso à informação e agilizar a prestação de serviços públicos.

O Consegi também irá prestar uma homenagem ao ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela. “Especialmente pela questão do respeito à individualidade e às diferenças. Associando a tecnologia à razão mais importante do ser humano que é o respeito. E colaboração só acontece com respeito”, diz Mazoni.

No ano passado, o evento reuniu cerca de 5 mil participantes, e a expectativa é que esse número se amplie para até 6 mil participantes neste ano. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site da organização . Entre as oficinas oferecidas estão edição de músicas e vídeos ou criação de aplicativos móveis e robôs com softwares livres.

As inscrições no CONSEGI são gratuitas:

O CONSEGI será realizado na ESAF, em Brasília, de 13/8 a 15/8.

Importante: É necessário inscrever-se no CONSEGI para depois se inscrever nas Oficinas.

Recomendação: Caso a oficina esteja sem vagas (lotada) no momento da inscrição, vale a pena ir à oficina mesmo sem estar inscrito. Algumas pessoas inscritas não comparecem ao evento, sobrando vagas para os demais.

Site do evento: www.consegi.gov.br/

Programação: papers.consegi.gov.br/pub/

Para inscrição nas oficinas acessar o link: www.consegi.gov.br/eventos-com-inscricao

Fonte: http://www.softwarepublico.gov.br/

Carol Souza

Caroline de Souza Vieira, mais conhecida como Carol Souza, formada em Análise de Sistemas, administradora de redes Linux, incentivadora do uso de Software Livre e usuária OpenSuse. Membro atuante da Comunidade Software Livre no Rio de Janeiro, colaboradora voluntária de eventos como Hack’n Rio 2011, IV FSLDC e DFDRJ, blogueira em sites como Cotidiano Linux, Gmigos, Mulheres na Tecnologia e CooperaTI além de manter o próprio blog Carolinux. Sonhadora, amiga, determinada, criativa e movida à desafios. Uma “padawan” amante de tecnologia, aspirante a corredora, ritmista e blogueira.
  • Ronny

    Boa Tarde,

    Estou querendo fazer um curso que vi na Impacta. Cursos de Linux Impacta

    Gostaria de algumas opiniões.
    Será que vai ser bom para mim que estou querendo ingressar na área.

    Muito Obrigado.

    • carolinux

      Oi Ronny, desculpe a demora para responder.
      Existem vários cursos bons por aí, não sei dizer se esse será o melhor curso para você, mas se tiver alguma dificuldade posta aí que tentaremos te ajudar. 😉