1 ago

Vamos Jogar Magic no Linux? Instalando o Cockatrice!

No inicio desse post, gostaria de me desculpar com todos os leitores do blog pela falta de conteudo… Mas nem sempre podemos dispor de tempo para postar, e acredito que assim como eu, os colaboradores do blog, fazem o possível para trazer notícias e novidades fresquinhas para vocês. Um dos motivos dessa falta de posts é a reformulação do blog, que espero poder lançar em novembro, data em que completamos nosso 1 ano de existência.

Agora que minhas desculpas foram dadas vamos ao post…

Esse post é para aqueles usuários de Linux que assim como eu também são viciados em Magic. Dei uma parada no magic, mas nunca me desfiz de minhas cartas ou decks. Parei de acompanhar desde o bloco Espiral Temporal, mas recentemente recomecei a jogar com os meus amigos e estou até pensando em montar um deck novo 😀

Depois de pensar em uma tematica para o deck, me lembrei dos tempos em que jogava Magic Online usando o WMS e fui ver se existia alguma versão do programa para linux, mas infelizmente não existe… Resolvi dar uma “Googlada” e encontrei o Cockatrice, um programa para jogar magic online e que tem versões para o pinguim, a janela e a maçã.

Mas para o pinguim ainda não existe um instalador e para rodar o programa precisamos compilar.
E nesse post, explicarei tudo passo a passo.

 

Baixando o cockatrice

O código fonte mais recente, até a data deste post, pode ser encontrado aqui. Baixe direto para o diretório onde deseja instalar o jogo, no meu caso salvei na pasta /home/USER/jogos/magic (isso ajudará na hora de fazer a extração e compilação).

Quem quiser pode baixar o código experimental mais recente através do git pelo comando abaixo:

git clone git://cockatrice.git.sourceforge.net/gitroot/cockatrice/cockatrice

Lembrando que para baixar o código experimental, é necessário ter o git instalado no seu sistema. Para instalar use o comando abaixo:

sudo apt-get install git

Compilando o programa

Para compilar o Cockatrice você precisará ter pelo menos o Qt 4.5 instalado. É recomendado usar o Qt 4.6 ou superior pois todas as versões 4.5.x apresentam um comportamento estranho com as atualizações dos gráficos. Para instalar o Qt basta executar o comando abaixo:

sudo apt-get install build-essential libqt4-dev

Após a instalação do Qt, vamos para a parte legal… Primeiro temos que extrair os arquivos baixados e para isso vamos abrir o terminal e mudar o diretório para o local onde você baixou o arquivo do cockatrice (nesse tutorial usarei o diretório que eu utilizei para instalar o programa), para isso execute:

cd ~/jogos/magic

Agora vamos extrair os arquivos executando o comando abaixo:

tar xzf cockatrice*tar.gz

Após a extração, vamos compilar o cockatrice e o oracle importer, para fazer isso, basta executar os comandos abaixo:

cd cockatrice-20110309/cockatrice

qmake && make

Isso vai levar alguns minutos… Em seguida, vamos fazer o mesmo processo com o oracle e para isso execute os comandos abaixo:

cd ../oracle

Nota: O comando “cd ../oracle” vai fazer com que saiamos da pasta cockatrice e entremos na pasta oracle

qmake && make

Importando as cartas

Quando terminar os processos anteriores, execute o oracle para fazer a importação das cartas para o programa. Podemos executar o oracle use o comando abaixo:

./oracle

Nota: Para executar o programa sem ser no terminal, navegue até a pasta onde instalou o programa entre na pasta oracle e clique duas vezes no arquivo oracle.

Com o programa aberto clique no menu File → Download sets information e na nova janela que abrirá clique em Ok, serão listadas todas as edições de Magic lançadas até o momento, clique em Check all e depois em Start download.

Isso demora um pouco, então vá tomar um café enquanto espera terminar o download das cartas… Quando o download estiver concluído, feche o oracle e abra o cockatrice:

Para abrir o cockatrice, navegue até a pasta onde o instalou e clique duas vezes no arquivo cockatrice ou execute os seguintes comandos no terminal

cd /

Nota: O comando “cd /” é para voltarmos ao diretório raiz do sistema e utilizei aqui apenas para evitar problemas de BIOS.

cd ~/jogos/magic/cockatrice-20110309/cockatrice && cockatrice

Ao abrir o programa pela primeira vez, teremos que definir o caminho para a pasta de decks, imagens das cartas e banco de dados das cartas, idioma e o modo de ver as imagens.

Então escolha sua opção de idioma e caso queira visualizar as imagens em tempo real, marque  a opção de visualização de imagens dos cards em tempo real. Agora escolha as pastas que quiser para os Decks e para as Imagens, mas para o Banco de Dados dos Cards é necessário usar o caminho PASTAESCOLHIDA/cockatrice-20110309/oracle/cards.xml, como pode ser visto na imagem abaixo:

 

Ao terminar essa parte, o programa já pode ser utilizado para jogar… Mas antes é necessário fazer o cadastro no site do Cockatrice e criar o seu usuário e senha:

http://www.cockatrice.de/index.php?a=register

Para evitar que tenham que executar no terminal ou ir até a pasta onde instalou o programa e clicar duas vezes no ícone, vamos criar um atalho para o jogo na área de trabalho?

Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e depois clique em Criar Lançador. Na nova janela defina o nome do atalho e em seguida, na opção Comando, clique em navegar, navegue até /PASTAONDEINSTALOU/cockatrice-20110309/cockatrice e selecione o arquivo cockatrice:

Agora vamos mudar o ícone padrão do atalho? Para isso basta clicar no ícone do “foguete” e selecionar a imagem que desejar. No meu caso usei o ícone de uma mana preta e quem quiser, pode baixar aqui. Veja o resultado na imagem abaixo:

Depois basta clicar em Ok e pronto! Agora o programa já está instalado e pronto para jogar 😀

Não vou explicar como criar os decks nem falar muito do programa, pois ainda estou testando e finalizando meu deck, mas quando estiver pronto e quiserem jogar comigo, meu usário é nicklinux.

Espero que tenham gostado! Deixem seus comentários, curtam, piem e compartilhem…
Até o próximo artigo!

Nicholas Lima

Desenvolvedor e Designer Web voltado ao CMS Joomla, CSS, PHP, JS. Entusiasta Linux e Software Livre, Ubunteiro e Eternamente apaixonado pela minha namorada, @H3_lena, por Sambas dos anos 30, Fuscas e carros antigos.
  • Anônimo

    Acho que isto aqui define bem o que sinto –> *____*

    Muito obrigado! hehe

    • Nicholas Lima

      Que bom que o artigo foi útil para você… 

      Continue acompanhando nossas novidades aqui no blog e no nosso perfil do twitter.
      Para nos seguir no twitter, basta clicar em seguir na barra lateral do blog → e aproveite e curta nossa página no Facebook.

      Abraços e boa sorte no Magic!

  • gilcruzfilho

    Amigo, gostaria de saber como faço pra compilar o cockatrice no fedora, pois fica dizendo que o comando qmake não existe…..

  • Cocatrice foi interrompido!

  • Frederico Dalcamim

    Bom dia, comecei a usar o linux faz pouco tempo apsar de gostar bastante ainda não acostumei com certos comandos. Por exemplo eu nunca consigo extrair arquivos tar.gz tgz. entre outros. Eu dei ctrl+c ctrl+v em todos os comandos do post porem na hora de extrair o arquivo tar.gz pareceu a seguinte mensagem:

    (child): cockatrice*tar.gz: Não é possível executar a ação: open: Arquivo ou diretório não encontrado
    tar (child): Error is not recoverable: exiting now
    tar: Child returned status 2
    tar: Error is not recoverable: exiting now

    Isso acontece com todos os arquivos tar.gz e sempre uso o comando demonstrado em diversos tutoriais. Queria saber se vc tem alguma ideia por que isso acontece e se teria alguma solução. uso a versão Unbutu 14.10 LST