2 ago

Unboxing e review do LG Optimus One!

Antes que você diga “Lol wuuut?” Fique sabendo que Android também é Linux e portanto, irei aborda-lo aqui também. Alias, irei abordar outros sistemas para smartphones baseados no Linux com versões desktop, como o MeeGo, mas isso é coisa para depois.

No dia 13 de junho de 2010, mais precisamente as 11:40hrs horário de brasília, sai do meu serviço para comprar meu primeiro celular com Android. Finalmente iria deixar meu antigo Samsung S5230 (vulgo “dumbphone”) e partir para um smartphone.

Cheguei na loja não sabendo ainda qual modelo eu queria. Avaliei os modelos disponíveis e optei pelo LG Optimus One, do qual eu não tinha lido porra nenhuma nada, mas me pareceu o melhor custo x benefício. 3 dias e intermináveis horas na Android Market depois, posso dizer com certeza: Ótima escolha.

Com um design bonito, um preço acessível e Android 2.2, o LG Optimus One tem simplesmente o melhor custo x benefício que eu poderia encontrar, pois apesar de ser um modelo com um preço bastante acessível, o LG Optimus One parece até um modelo topo de linha.

Abaixo você confere um review (o que eu estou achando do mesmo até agora) e unboxing do bichinho!

Especificações Técnicas

  • Android 2.2 “Froyo” (com promessa da 2.3 oficial para o final de julho no Brasil A LG acaba de liberar a atualização para a versão 2.3.3 do sistema);
  • Display: Tela capacitiva “multitouch” 3,2″ HVGA (480×320);
  • Processador: ARM6 de 600 MHz (podendo chegar com segurança a 729 MHz com overclock);
  • Memória RAM: 512mb;
  • Memória Interna: 170mb;
  • GPS, Wi-Fi, 3G, Bluetooth, FM e etc…
  • Preço: R$ 500,00

O que vem na caixa?

A caixa, vulgo embalagem, vem com fones de ouvido padrão, carregador, manual do usuário, guia rápido, cabo de dados e cartão MicroSD de 2gb. Caixinha bonitinha e tals, mas faltou um cartão de memória maior.
2gb hoje em dia? Eu enchi isso 10 minutos após a retirada da caixa. Sério.

Ponto positivo para o fato de tudo vir embalado e fechado, o que te assegura que ninguém da loja futricou ou usou o aparelho para mostrar a outro cliente (sério, alguns fazem isso). A bateria veio totalmente descarregada e de acordo com o manual do usuário, deixei carregando as 3 horas pedidas e futricando ao mesmo tempo.

Unboxing e review do LG Optimus One!

Caixinha Bonitinha e tals...

Unboxing e review do LG Optimus One!

Sim... ele vem desorganizado assim ._.

Unboxing e review do LG Optimus One!

Destaque para a mesa suja...

O “físico” do celular

Quando finalmente tirei o smart da caixa e o segurei pela primeira vez, a primeira coisa que veio a minha mente foi “Puta merda que macio!“. O celular é EXTREMAMENTE macio e confortável de segurar. Apesar de ser maior que meu “dumbphone” e um pouco mais pesado, eu me acostumei a segura-lo em questão de minutos. O design lembra muito o Nexus One do Google btw.

O celular não tem teclado físico, porém, a tela de 3,2′ responde muito bem ao toque e muito melhor do que meu antigo Samsung. Uma coisa que senti falta foi um botão específico para a câmera, pois apesar de não gostar de tirar fotos ou mexer muito com câmeras, é realmente incômodo e desconfortável tirar fotos de sí mesmo devido a falta do botão. Tirar fotos com a minha namorada para mostrar aqui no post como exemplo da câmera foi um sacrifício. Se este botão existe ou for possível realizar o comando com outro botão, eu não sei. Se alguém souber me avisa… sério.

O cabo de dados e o carregador é basicamente um só. Isso porque o carregador é conectado no cabo de dados… difícil de explicar, mas muito útil pra mim que já estou cheio de fios e cabos jogados pra lá e pra cá no meu quarto.

Unboxing e review do LG Optimus One!

Samsung S5230 x LG Optimus One

Unboxing e review do LG Optimus One!

Jogar na horizontal é épico... sério.

Unboxing e review do LG Optimus One!

With Google... Fuck Yeah!

Por dentro da criatura

Como dito anteriormente, o LG Optimus One vem com Android 2.2 (Android 2.2.2 em alguns casos). Ele traz os recursos padrões para um celular: Calendário, Calculadora, Player de Vídeo/Áudio, Despertador e etc.
Tenho que dar um grande destaque ao Launcher (espécie de “desktop” do Android) feito pela LG que é simplesmente perfeito. Testei vários outros Launchers presentes no Android Market, mas NENHUM conseguiu se comparar ao launcher da LG. Simplesmente perfeito.

Unboxing e review do LG Optimus One!

Launcher padrão no 2.2.2

LG Optimus One também tem integração total com contas Google (obviamente) o que torna a experiência muito melhor. Tudo pode ser sincronizado com sua conta Google, desde o calendário até os contatos! Ele vem com GPS gratuito com mapas em 3D e navegação por voz, e como oAndroid presente é a versão 2.2, você pode transformar seu celular em um roteador Wi-Fi, compartilhando seu sinal 3G com seu computador ou outros dispositivos que utilizem esta conexão (Nintendo DS por exemplo).

Em relação ao teclado eu não gostei muito. Teclas muito pequenas, e a “barra de espaço” tem uma posição muito estranha. Troquei o teclado pelo padrão do Android 2.3, e agora estou feliz. Testei oSwype… porém não gostei.

Unboxing e review do LG Optimus One!

Teclado para chamadas

Unboxing e review do LG Optimus One!

Isso é só a ponta do Iceberg...

O aplicativo oficial do Twitter que veio instalado é antigo, por isso ficava dizendo que minha conta e senha estavam incorretas. Isso se deve ao fato de que o Twitter uso um método de autentificação diferente agora, e o aplicativo presente no LG Optimus One usa o antigo método. Bastou dar uma passadinha na Android Market para resolver o problema.

Jogos e Desempenho

Em alguns modelos o LG Optimus One vem com um bug pra lá de crítico: Quando usada a touchscreen em jogos, o uso da CPU vai a 100%. Esse é um bug do kernel da LG, e só afeta alguns aparelhos. O meu veio sem este problema, o seu pode vir com ele. Para resolver basta atualizar o seu celular usando o software da LG ou instalar alguma “custom rom” por ai (recomendo a rom “OneDroid”, rom que utilizo até hoje).

Como o meu Optimus não veio com este bug, irei falar o que acho do desempenho do mesmo. Veja bem, eu comprei meu smartphone por dois motivos (além de mandar sms, navegar na internet, fazer ligações e etc, obviamente): Ler livros e jogar jogos de SNES/GBA.

Optimus em sí roda tudo tranquilo. Não tive lag em momento algum, inclusive com jogos mais conhecidos como “Angry Birds” e “ZENONIA“. Porém instalei uma “custom rom” para ativar aceleração de hardware (não vem ativada por padrão), atualizar drivers e vários outras melhorias que a rom trazia, e caramba… o Optimus esta voando agora.

Touchscreen dando respostas insanamente rápidas, jogos sem lag ALGUM e nenhum bug aparente. Uso Tiger SNES e Tiger GBA para emular SNES e GBA respectivamente, e não tive nenhum problema.

Quanto a leitura de livros, estou usando um aplicativo chamado FBReader e não tenho do que reclamar.

Vale lembrar que uma coisa que eu não sabia e gostei muito é que mesmo aplicativos free (geralmente com anúncios e etc) rodam tranquilamente sem internet. Sempre achei que pra rodar a versão gratuita de “Angry Birds” por exemplo, eu iria necessitar de conexão a internet devido aos anúncios… não precisa. Ponto para o Android.

Conclusão

Se você me perguntar agora se eu compraria este smartphone novamente, eu lhe diria: Sim, eu compraria. Ótimo custo x benefício, performance acima do esperado pelo preço e bem… éAndroid. Sem mais.

Unboxing e review do LG Optimus One!

Câmera de 3.2 megapixels deixa a desejar

Unboxing e review do LG Optimus One!

Pra finalizar o post com chave de ouro!

********************

Este post foi originalmente escrito no finado blog openBUNTU.com por mim e trazido para cá.

Julian Fernandes

Gestor de Parcerias do grupo regional Ubuntu-BR-SC. Bipolar e boca suja por natureza. Tarado por Tecnologia, Linux, Android, Wordpress, phpBB e... Hentai. Blogueiro nas horas vagas e nas não vagas também. Você também pode me encontrar no Twitter ou Google Plus.
  • Poxa, cara, valeu o/ Estava em duvida se comprava o Optimus One ou outro smartphone e me decidi por ele mesmo.

    • Que bom que pude ajudar. Realmente é um ótimo celular.
      Se tiver alguma dúvida quanto a custom roms ou algo assim, me da um toque aqui que eu ajudo quanto a isso também 😉

  • Meu cel atual *-*

  • cogra147

    thx 4 th link 2 th rom

  • Fui procurar o Tiger Snes e o Tiger GBA no market e deu que não existem mais, vc conhece algum que funcione tão bem quanto?

    • Infelizmente boa parte dos emuladores foram banidos do Market.
      Hoje eu uso “Snes9x” pra SNES e “GameBoid” pra GBA… última vez que eu ví, o de SNES tava no Market ainda, o GameBoid eu catei em um market alternativo.

  • Heitor Gonçalves Luiz

    Cara, voce poderia fazer um post, sobre a rom que voce colocou, onde baixar, como instalar, e sobre os drivers e tals ? pro nosso pretinho ficar voando baixo igual o teu? *-* obrigado cara

    • Desculpa a demora Heitor. Vou fazer um vídeo mostrando como a ROM roda no celular e depois faço o tutorial, que tal?

      Hoje uso um port não oficial da ROM CyanogenMod 7 com a última versão do franco.kernel. Muito mais rápido do que a versão que eu usava antigamente. Assim que conseguir terminar eu posto no CL… fique ligado e assine o RSS para saber quando sai 😉

  • Heitor Gonçalves Luiz

    ou pode passar seu email pra gente ? valeuu!

  • Heitor Gonçalves Luiz

    Okkk, valeuu man! >D