8 fev

PSPB – Portal do Software Público Brasileiro

Olá a tod@s. Pela primeira vez escrevo para o Blog e me sinto muito lisonjeado em poder contribuir aqui no Cotidiano Linux. Sem mais delongas vamos ao post.

Para quem não sabia, o o governo brasileiro é bastante favorável às políticas de incentivo ao Software Livre[bb] (SL). Os motivos podem ser encontrados no Portal do Software Público Brasileiro – PSPB. Sendo assim, devido a um evento realizado na cidade de Redenção, o Juventude Conectada, fui convidado a falar um pouco sobre o PSPB e alguns softwares que lá são hospedados.

Pessoas do Brasil todo contribuem com o PSPB, e a prefeitura que mais atua publicando software neste portal é a Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), que já possui três softwares[bb] publicados e se encontra em fase de publicar mais alguns.

Os softwares que são publicados no PSPB são bem robustos e completos, e o melhor, são LIVRES! Qualquer um pode fazer o download e modificar da forma que lhe convier – respeitando os preceitos do SL. Há software para diversas finalidades e basta um busca para achar algum que possa resolver seu problema com o mínimo de ajustes possíveis.

O interessante no PSPB é que cada software publicado é uma comunidade completa, com fóruns para tirar dúvidas, ajuda, informações. Tudo isso facilita bastante a interação da comunidade e a melhor implementação dos softwares.

Criamos uma apresentação para falar um pouco mais sobre  esse portal e sobre alguns dos software que lá se encontram. Segue o link para quem desejar aprender um pouco mais.

Vamos ficando por aqui e em caso de dúvidas só entrar em contato.

 

Osvaldo Filho

Entusiasta do Software Livre sem preconceitos com outras formas de tecnologia! Namorando a Angélica and I LOVE THIS GAME - BASKETBALL!
  • Maycon

    Caro Osvaldo, seja bem vindo ou bem-vindo (dúvida eterna… kkkk), é um satisfação em tê-lo conosco. Graças a sua dica sobre o PSPB (inicialmente pensei logo em partido político), pude encontrar o Linux Educacional, distribuição voltada à educação. Há algum tempo estava interessado mas ainda não havia procurado. Ótima dica, valeu.