12 jan

O que é LibreOffice?

libreoffice O que é LibreOffice?

Como a maioria dos usuários Windows já sabe, o melhor representante para soluções de escritórios é suíte Microsoft Office. Bom, pelo menos para Windows! (e ainda há controvérsias) hehe

No Linux, há várias soluções para que possamos trabalhar com as mesmas ferramentas que o pacote Office da Microsoft oferece. Eu, por exemplo, já utilizei o OpenOffice, o BrOffice e o GnomeOffice.

Office’s pra cá… Office’s pra lá… Mas afinal, o que vem a ser esse tal de LibreOffice? Parece mais uma versão mexicana dos produtos da Oracle!

Bom… a Oracle teve um 2010 muito ruim quando o assunto é open source, deixando claro que não pretende incentivar qualquer ação que não esteja diretamente ligada ao lucro da empresa. Além de processar a Google por utilizar o Java, a empresa ainda cancelou o projeto OpenSolaris. Isso apenas para citar alguns famosos acontecimentos contrários ao código aberto.

Por outro lado, há apostas em meio ao ambiente Unix nos resultados do remodelado LibreOffice (o antigo OpenOffice) que assumirá muito bem o papel de suíte de aplicações para escritório no universo de código aberto.

A seguir, vou apresentar as ferramentas do LibreOffice:

Writer
librewriter O que é LibreOffice?
Um processador de texto que promete trabalhar com todos os tipos de documentos. Bem semelhante ao Microsoft Word.
Calc
librecalc O que é LibreOffice?
Uma planilha que promete atender a todas as necessidades do usuário. É capaz de ler arquivos criados pelo MS Office 2007 e pelo MS Office 2008 (Mac OS X). Equivalente ao Excel da Microsoft.
Impress
libreimpress O que é LibreOffice?
Esta ferramenta se destina à criação de apresentações. Cheia de efeitos e animações, permite trabalhar com gráficos 2 e 3D além de oferecer suporte à criação de Flash’s (.swf) a partir de suas apresentações. Este seria o similar ao PowerPoint da Microsoft.
Draw
libredraw O que é LibreOffice?
DRAW permite produzir qualquer coisa a partir de um rápido esboço em um plano complexo. Possui ferramentas para interligar gráficos e diagramas. Apesar de não se assemelhar tanto e ser um tanto “limitado”, pode-se comparar o Draw do pacote LibreOffice com o CorelDraw.
Base
librebase O que é LibreOffice?
Um completo sistema desktop de gerenciamento de banco de dados projetado para atender às necessidades de uma ampla gama de usuários.
Math
libremath O que é LibreOffice?
É um mecanismo de cálculo para documentos de texto, planilhas, apresentações, desenhos e fórmulas científicas que variam desde termos com expoentes e índices, integrais e funções matemáticas de desigualdades, sistemas de equações e matrizes.
O LibreOffice também conta com extensões como PDF Import, Presentation Minimizer, Presenter Console, ReportBuilder, Non-Linear Solver e Wiki Publisher. Além dos templates disponibilizados para fazer trabalhos repetitivos de forma fácil e rápida.
Bom, é isso pessoal! Espero que tenha trazido essa versão mexicana do OpenOffice mais próxima ao conhecimento de todos (haha). Abraços.
O que é LibreOffice?, 4.5 out of 5 based on 28 ratings

Gostou do Artigo? Deixe seu Voto!

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 4.5/5 (28 votes cast)

Pedro Filho

Desenvolvedor web e meio blogueiro. Astrônomo amador e meio geek também! "Novato" no mundo Linux mas entusiasta.
  • Pingback: O que é o LibreOffice? « semanalInfo

  • Nivaldo Nla

    Boa Tarde

    Onde consigo um manual do Broffice para leigo e manual de comando para leigo

    Att

    Nivaldo

  • ana

    fiquei sem saber o que é olibreoffice na mesma -.-

    • Nicholas Lima

      Ana, O LibreOffice é um programa de código aberto similar ao pacote Office (Word, Excel e Power Point) da Microsoft, dê uma olhada no manual do LibreOffice e veja se isso tira todas as suas dúvidas:
      http://pt-br.libreoffice.org/suporte/documentacao/

      • Marina

        Fiquei com uma dúvida ainda.
        O LibreOffice é a mesma coisa que o BROffice?
        Se não, que a diferença?

  • alisson

    Bah cara, tu me ajudou um monte com esses links, valeu

    • Nicholas Lima

      Que bom que o blog conseguiu lhe ajudar :)

  • Herbert

    Pedro…valeu a explicação… !

  • Ivonete

    Grata. Ajudou-me muito!

  • Gláucia

    Gostei desse post. Simples e objetivo. Obrigada.