9 maio

Mandriva Linux – passado, presente e futuro

No último ano a Mandriva (empresa) e a comunidade de usuários de sua distro (O Mandriva Linux) passaram por um período turbulento e incerto. Muitas pessoas davam como certa a falência e o fim do sistema, enquanto outros davam certeza de que a empresa teria sido comprada por uma outra empresa francesa. No meio de tudo isso um grande e incômodo silêncio de sua administração. No fim a Mandriva acabou sendo “ligada” a um grupo de investidores Russos que hoje, ao que parece são seus mantenedores.

História formal a parte, comunicação e marketing nunca foram fortes da Mandriva. Seus funcionários não se aproximavam dos fóruns e nunca se sabia ao certo o que acontecia por lá. O plano de negócios também nunca foi muito claro. Talvez as várias trocas de CEO nos últimos anos (foram 3 ou 4 nos últimos dois anos) sejam resultados dessa má comunicação.

Um exemplo claro disso é que as versões eram lançadas mas anunciadas oficialmente nos blogs e notas dias e até semanas depois, seus meios de relacionamento sempre estavam desatualizados. Estavam. Hoje o plano parece ter mudado. Apesar do aparente silêncio nas últimas semanas, temos visto algo que não existia antes: mudança nas aplicações, escuta da comunidade para inclusão de features e comportamento da distro, previsão de tecnologia e a participação de membros da equipe de desenvolvimento nos fóruns. Além das postagens nos blogs oficiais bastante sincronizada em todas as linguagens, inclusive com anúncio de vagas para diversos cargos. A mente da empresa parece ter mudado.

Verdade é que as mudanças na Mandriva foram muito além de seu mantenedor. Um grande número de desenvolvedores foi desligado na França, deixando o desenvolvimento bastante centrado no Brasil (a Mandriva é resultado da união entre Mandrake Linux e Conectiva, em 2005). Apesar de parecer uma rasteira traidora nos desenvolvedores, isso parece ter cortado o modelo estagnado da Mandriva (entre outros detalhes que só é possível saber conhecendo os dois lados, e eu não quero fazer nenhuma injustiça aqui).

Isso é perceptível acompanhando o desenvolvimento do Mageia – versão linux criada pelos ex-funcionários da Mandriva. Enquanto a Mandriva modificou boa parte do que rola por baixo dos panos no sistema (com mudanças muito significativas, incluindo reescrita de suas aplicações, mudança de linguagem padrão de desenvolvimento, mudanças no rpm, reescrita de aplicações em QT, mudança para o systemd…) o Mageia parece muito mais com um update do Mandriva 2010.2.

Isso pode ser bom inicialmente para o Mageia como sistema, que tende a ser mais estável e com aplicações mais testadas. Mas… será que inovação não faz qualquer falta em TI? Com o novo modelo a Mandriva tende a acelerar o desenvolvimento e correção de suas aplicações. Além do que, na maioria, as aplicações dão mais velocidade e estabilidade no sistema. Mas não vamos iniciar uma flame war aqui sobre as distros. Para quem estiver preocupado sobre a saúde financeira dos ex-funcionários: na França o seguro desemprego é de 1 ano. Eles devem estar tranquilos.

Também foi agregada à mandriva a(o) ROSA Labs, do grupo russo. O ROSA está trabalhando em aplicações exclusivas para o mandriva linux, principalmente sobre ambiente gráfico, o que deve fortalecer a marca Mandriva (uma coisa que nós pediamos há muito tempo). Com isso, hoje o Mandriva 2011 beta tem um tema, painel, menu, icones totalmente diferentes de qualquer outra distro. Todos eles ainda estão sendo implementados, mas esse tom de exclusividade é mais um atrativo (apesar de você poder escolher se vai ou não usar, configurando normalmente seu KDE). A equipe tem trabalhado bem rápido, até a versão final tudo deve estar muito bom.

Enfim, pra quem está em dúvida sobre usar ou não o Mandriva Linux eu posso afirmar: a distro vai num caminho muito bom, não vai acabar tão cedo e sua equipe está realmente focada na melhor aplicação final possível. Além da segurança de uma empresa compromissada com fabricantes e empresas (o Mandriva Linux está presente em diversas empresas pelo mundo, além de equipar muitos computadores com sistema OEM. Uma implantação em massa do Mandriva será feita no Brasil com uma versão especial voltada para educação).

Você pode acompanhar toda essa mudança no site e blogs oficiais da empresa, além de acompanhar o forum brasileiro. O forum Mandriva Linux tem uma particularidade: seus usuários são bastante experientes. Não necessariamente em Linux, boa parte são usuários básicos de Linux que rodaram até chegarem na distro e não largaram mais. A média de idade que é alta, a maioria dos membros ativos está acima dos 30 anos (alguns já passaram da casa dos 60). Mas também há membros jovens.

Alguns links:
Site oficial: http://www.mandriva.com/br/
Blogs: http://blog.mandriva.com/
Forum Brasileiro: http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/

Você pode também acessar os canais IRC #mandriva e #mandriva-br do freenode. Vários desenvolvedores estão por lá. Também é possível acompanhar o que está por vir na lista do cooker e instalando a versão em desenvolvimento: http://lists.mandriva.com/cooker/

Enfim: apesar das turbulências dos últimos anos, parece que a Mandriva finalmente segue no rumo certo e o que já era um sistema excelente ruma para o fortalecimento como uma das melhores versões Linux do mercado para todos os ambientes, aquecido ainda pela concorrencia com o Mageia (ou você pensou que isso não existiria?).

Vale a pena conferir!

Tags:

Luiz Guilherme Silva

Programador, apaixonado por Linux e Software livre. Coordeno uma equipe de desenvolvimento na Host Campinas, empresa de criação de WebSites. Usuário Mandriva Linux desde 2006, já não sei o que é linux sem essa distro.
  • Ótimo texto, é bom ver que ainda tem pessoas escrevendo com conhecimento da causa, sem ismos. Parabéns, um texto muito interessante para quem é fã da Mandriva.

    • Luiz Guilherme Silva

      Obrigado pelo comentário. Continuaremos divulgando esse trabalho tão bem feito e principalmente agora com nossos laços mais estreitos e a melhora na comunicação da empresa com seus usuários. Era o que faltava.

  • MacXi

    Guilherme,

    Muito bom o Blog e o teu texto.

    Legal outras comunidades conhecerem a história da Mandriva através desse seu relato como usuário e como profissional muito bem informado de tudo.

    Parabéns.

    MacXi

    (usuário do Mandriva 2010.2 e integrante da comunidade MandrivaBrasil)

    • Luiz Guilherme

      O Mandriva é uma ótima distribuição, infelizmente não é tão popular por conta de vário erros cometidos no passado e coisas positivas que não foram feitas. Esperamos que esse caminho evolutivo reflita cada vez mais em novos usuários. Obrigado por comentar MacXi.

  • Harback

    Ótimo e esclarecedor texto. Parabéns, Luiz. Espero que mais jovens conheçam esta distribuição ótima que é o Mandriva. Estou certo de que o Mageia funcionará, igualmente, muito bem. Vida longa para o Mandriva e o Mageia.

    • Luiz Guilherme Silva

      Acredito realmente nas duas distros, e espero que continuem em caminhos distintos. Pode soar estranho, mas acharia realmente inútil que uma fosse um fork permanente da outra. Se vão existir duas versões que sejam reais alternativas, com caminhos distintos e soluções independentes. E ao que parece esse é realmente o destino das duas.

  • parabens pelo texto, e vamos ver o mandriva 2011 e tomara que ele de um chacoalhão nesse mundo do linux desktop, que está precisando disso há muito tempo! 🙂

    • Luiz Guilherme

      Realmente a coisa estava um pouco estagnada há um tempo. A expectativa sobre o 2011 é muito boa, assim como sobre a empresa como um todo.

  • Pingback: Mandriva Linux – passado, presente e futuro | Guimesmo()

  • Realmente eh um belissimo texto e uma otima analize sobre os fatos ocorridos na empresa,
    pode se ver claramente que ultimamente a mandriva esta buscando nao somente novos usuarios, mas tbem ouvindo diretamente a opniao dos usuarios, algumas aplicaçoes q estao implementando no mandriva 2011 foi diretamente colocado a pedido dos usuarios, acho essa integraçao “entre os usuarios” soh torna a viabilidade e uso bem mais satisfatoria.
    parabens pelo belo e esclarecedor texto.

    • Luiz Guilherme Silva

      Um exemplo claro disso é o novo Aplication Manager. Se você vir os pedidos aqui: http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=12013.msg75054#msg75054 vai ver que tudo e mais um pouco está aqui: http://blog.mandriva.com/br/2011/05/21/mandriva-application-manager-new-look-feel/
      Obrigado pelos parabéns.