15 maio

Linux SociAll – Nova Rede Social sobre Linux

Já imaginaram uma rede social para usuários de Linux e entusiastas de Software Livre do Brasil, onde pudessemos conhecer novas pessoas, trocar experiências, formar grupos, encontrar profissionais e fazer novas amizades?

Esse lugar existe, é a rede social Linux SociAll.

A Linux SociAll é um projeto lançado recentemente e foi desevolvida com o objetivo de ser um lugar onde os usuários de Linux possam trocar ideias, ficar sempre em contato com seus amigos da área, fazer novas amizades e principalmente para ajudar nosso querido Pinguim a crescer…

O Cotidiano Linux entrevistou o criador do Linux SociAll, Elton Jamenix, confira abaixo a entrevista:

Como surgiu a ideia de lançar uma rede social para usuários linux?

Em 2006, quando comecei a usar o orkut e achei interessante aquele mundo de gente se comunicando.

Desde então você vem desenvolvendo o Linux SociAll?

Sim, antes fiz alguns testes com uma rede social para troca de ideias www.postandoideias.eu5.org mas não deu muito certo. E como sempre recebi críticas de que não daria certo, acabei demorando um pouco para lançar o projeto.

Mas com o espaço que  o linux estava ganhando por causa do kurumin, resolvi continuar com a ideia e como existiam muitos fóruns que falavam de linux, então pensei que seria bom ter uma rede social onde os usuários pudessem ter contato direto com desenvolvedores e profissionais linux.

Você fez todo o desenvolvimento sozinho?

Sim, porque quando eu falava do projeto e convidava alguém para ajudar no desenvolvimento, sempre me falavam que não havia necessidade de criar outra rede social, pois já existiam centenas.

Quais são as tecnologias usadas no desenvolvimento do sistema?

O desenvolvimento do Linux SociAll é feito usando um Gerenciador de Conteúdo (CMS) em php e mysql. O sistema não foi desenvolvido por mim, eu apenas adaptei ao propósito do LinuxSociALL.

O projeto teve ou tem algum patrocinio?

Não! O único patrocinio que recebi foi a hospedagem que um amigo meu, Gesiel Goulart, me cedeu. Outra ajuda que tivemos foi com a criação da logo do projeto, que foi desenhada por Eric Viana, mas ajudas e patrocinios sempre são bem vindos, quem quiser ajudar o projeto entre em contato comigo através do e-mail linuxsociall@gmail.com

Qual o objetivo principal do Linux SociAll?

O principal objetivo do LinuxSociALL é agrupar o maior numero possível de usuários e desenvolvedores Linux do Brasil e ajudar a promover um contato direto entre seus membros, facilitando o acesso a diversas informações e serviços relacionados ao software livre.

O Linux SociAll permite integração com outras redes sociais?

A integração existe, mas ainda não é automática, nem em tempo real. Mas os usuários podem compartilhar seus post com outras redes sociais usando botões de divulgação do Facebook, Twitter, Google Buzz, Delicious, Linked In e Myspace como já fazem em diversos blogs e sites.

Qual a estatística atual de visitantes do Linux SociAll, quantos membros ativos existem no momento e qual é a perspectiva de crescimento da rede?

Do dia 1ª de maio até hoje, nós tivemos um número de acessos superior aos 24 mil e temos atualmente 515 membros, e esse número aumenta a cada dia. Sobre a perspectiva de crescimento da rede, eu ainda não parei para pensar nesse ponto, mas acredito que se conseguirmos chegar aos 10.000 membros até o fim do ano, será uma mostra do que podemos esperar do Linux SociAll.

Há quanto tempo você é usuário Linux?

Sou usuário linux desde 1999, quando comprei uma revista, que não me lembro do nome, e nessa revista tinha uma matéria que falava de um novo sistema operacional que não precisava instalar. Eu fiquei curioso, pois o único sistema que eu conhecia era o Windows… Então fiz o teste e instalei o Kurumin no meu computador, um pentium 166 com 16mb de ram, e sou usuário Linux até hoje.

Atualmente está envolvido em algum outro projeto dentro da comunidade Linux?

Sim, eu mantenho um projeto de uma distribuição linux baseada no Puppy Linux com o nome BigpupBr que já está na 4ª versão e pode ser baixado no endereço www.bigpupbr.co.cc. O BigpupBR codinome Iguana é uma distribuição Linux brasileira que roda diretamente do cd (Live CD) sem necessidade de instalação, mas pode, perfeitamente, ser instalado no HD, como qualquer outra distribuição.

**

Conheçam um pouco mais sobre o criador do Linux SociAll:

Elton Jamenix é  natural da cidade de Coroatá no Maranhão, atualmente reside em Quatro Bocas, distrito de Tomé-Açu no estado do Pará desde 1997, é programador Delphi desde de 1995 e trabalha com criação de sites desde 2009.

 

 

 

É isso aí, espero que tenham curtido nossa primeira entrevista e que venham fazer parte dessa nova rede social, o Cotidiano Linux já faz!!! Sigam nosso perfil e façam parte do nosso grupo na rede 😀

Comentem, indiquem, “piem”, curtam e compartilhem!
Até o próximo post…

Nicholas Lima

Desenvolvedor e Designer Web voltado ao CMS Joomla, CSS, PHP, JS. Entusiasta Linux e Software Livre, Ubunteiro e Eternamente apaixonado pela minha namorada, @H3_lena, por Sambas dos anos 30, Fuscas e carros antigos.
  • sinceramente foi uma ideia ótima e concerteza tera sucesso, penso que tudo que vem para somar com o crescimento do software livre é valido. parabens pela ideia e qualquer ajuda que precisar estamos por ai abraços

  • A ideia de criar uma rede social com foco nós usuários Linux é bastante interessante, mesmo já existindo N outras redes sociais como citado no post acredito que se conduzido da forma certa pelos  Administradores e Usuários o espaço pode tornar-se uma espécie de “concentrador” de informações relacionadas a Linux e Software Livre.

    Eu também já estou fazendo parte e seguindo o Cotidiano Linux.

    Meu perfíl no LinuxSolcial = http://www.linuxsociall.com/cristian

    • Nicholas Lima

      Valeu!!! Já estamos seguindo você no Linux SociAll… Concordo com você! A rede tem tudo para dar certo, mesmo existindo tantas outras redes mais robustas, essa tem o diferencial de ser algo nacional e voltado para users linux.

      Continue acompanhando nossas novidades aqui no blog, no twitter e no Linux SociAll.Abraços

  • Luiz Guilherme Silva

     É uma ideia muito legal. Hoje sinceramente não consigo me animar muito para redes sociais por conta da correria do trabalho e estudo constante, mas é sempre bom trocar ideias com pessoal da área e manter relacionamento profissional numa comunidade homogênea tão heterogênea como a comunidade Linux. Valeu pelo trabalho.  

  • O fato de ser uma rede com objetivo de atrair somente usuários do Linux e Software Livre já diferencia o mesmo de comunidades de Orkut, Grupos de Facebook e Fóruns de técnologia, é algo bacana e que está crescendo! Unindo o usuários #Linux só temos a ganhar!

  • Pingback: Linux SociAll – Nova Rede Social sobre Linux – Cotidiano Linux | ZiiPe()

  • Maycon Anderson

    Excelente ideia, assim a troca de conhecimentos vai ser bem mais constante e dinâmica.
    O Elton está de parabéns pela iniciativa e por todo o trabalho que teve, espero que  a comunidade GNU/Linux Brasil aceite a ideia. Viva o Linux!!!

  •  A ideia é excelente, redes sociais para nichos são uma tendência, digamos que uma versão “1.5” das redes sociais (vai saber o que está por vir na versão 2.0…), o maior exemplo é o LinkedIn. Creio que o SociAll tem um potencial bem grande, de servir como complemento a fóruns de discussão e suporte, ajudar na divulgação do software livre, e por aí vai. Ainda tem umas arestas a serem aparadas mas, por ora, está excelente. Funções como integração com outras redes, possibilidade de adicionar tags pessoais e QRCode (excelente para cartões de visita, por exemplo) são ferramentas bem bacanas. Vamos ver o que mais vem por aí, por que essa rede promete!

    • Nicholas Lima

      Valeu pelo comentário… Realmente a rede tem tudo para dar certo, o que está faltando é apenas apoio em diversos pontos… 
      Mas vamos torcer para que a rede tenha uma boa aceitação por parte dos usuários e que cresça e ajude na divulgação do Linux e dos Softwares Livres.

      Abraço 

  • Pingback: Tudo sobre Linux sociall « TUTOLINUX.com.br()

  • Muito legal a matéria e principalmente a iniciativa do criador da rede social.

    É importante que sempre haja criação e inovação, mesmo que já existam outras redes, pois nenhuma será 100% idêntica a outra, e um pequeno diferencial pode agradar a uns e outros não. Independente de quantos usuários possua e de seu nível de popularidade, o foco quando tratamos de Software Livre é que alguém compartilhe alguma coisa e outro aprenda outra, onde essa corrente segue e o resultado final sempre será novamente alguém ensinando e outro aprendendo. Isso sempre será válido, seja em uma rede social ou em um papo de boteco.

    É um prazer fazer parte da família Cotidiano Linux!

    • Nicholas Lima

      Também tenho muito prazer em ter você colaborando aqui no blog…

      Vamos juntos divulgar essa e outras iniciativas que só fazem melhorar cada vez mais a comunidade do nosso tão amado Pinguim.
      Abração

  • Todo trabalho que venha para contribuir com a comunidade de softwares open source e principalmente para o crescimento do linux no mercado é sempre muito bem vindo ! Parabéns pelo trabalho, e ao cotidianolinux pela entrevista ! Muito boa !

  • Meu que legal ver a iniciativa dessa galera, ainda mais com um projeto desse contribuindo com o Open Source. Fico muito animado em ver. Parabéns pra galera do Cotidiano Linux que está cada vez melhor, e pro Elton pela iniciativa desse projeto.

  • O melhor disso tudo é que não terá uma pessoa dizendo que a gente so fala de Linux, hehehehehe.
    Parabéns ao Jamenix pelo trabalho.