30 ago

Lançado o Mandriva 2011 – Hydrogen

Foi anunciado hoje no site do Mandriva, o lançamento do tão esperado Mandriva 2011. Depois de algumas mudanças na agenda de lançamento, a Mandriva conseguiu lançar a nova versão que conta com diversas novidades.

Esse release vai adicionar novas funções ao KDE 4 com as novas ferramentas introduzidas pelo ROSA Labs, como o painel de tarefas, menu, stack folder entre outros detalhes (a versão tem uma personalização do navegador de arquivos Dolphin e um tema exclusivo para aplicativos QT e GTK)

Integração com o Nepomuk, que facilitará a visualização dos documentos, fotos e vídeos através do TimeFrame, que permite uma navegação pelos arquivos por data e tipo, de forma muito organizada.

O Mandriva 2011 vem com o kernel 2.6.38. Existem muitas melhorias se compararmos com a versão 2.6.33 que foi usada no Mandriva 2010.2. As maiores mudanças foram melhorias no desempenho do hardware, incluindo melhorias para um maior suporte aos hardwares de LAN, Wi-Fi, audio, vídeo.

Confira abaixo algumas novidades do Mandriva 2011

– O Mandriva 2011 vem com o LibreOffice 3.4.2 como pacote office padrão
– Mozilla Firefox 5.0.1 como navegador padrão
– Mozilla Thunderbird entra no lugar do KMail como cliente padrão de e-mail
– Clementine como player de áudio padrão
– Editor de vídeos PiTiVi
– Shotwell entra no lugar do DigiKam como gerenciador de fotos
– KNetworkmanager para gerenciamento de conexões
– Choqok cliente de microblog

Vamos Baixar Mandriva 2011?

Ajude a comunidade baixando a versão 32 bits ou 64 bits através de torrent, isso facilita o download para pessoas com internet de baixa velocidade. Mas, se você é egoísta preferir, pode baixar as versões 32 bits e 64 bits através do link direto.
Caso queiram baixar pelo link direto, poderão escolher por qual host baixar, para isso clique aqui e escolha.

O tamanho de cada ISO é 1.6 GB.

Agradeço ao amigo e colaborador aqui do blog, @guimesmo, por ajudar na criação desse artigo.

Espero que tenham gostado da novidade… Então vamos todos baixar e testar! Quem sabe você não se surpreende com o Mandriva Hydrogen!

Não esqueçam de comentar, curtir, piar e compartilhar!
Abraços e até o próximo post.

Nicholas Lima

Desenvolvedor e Designer Web voltado ao CMS Joomla, CSS, PHP, JS. Entusiasta Linux e Software Livre, Ubunteiro e Eternamente apaixonado pela minha namorada, @H3_lena, por Sambas dos anos 30, Fuscas e carros antigos.
  • Não sou nenhum fã do KDE, mas o Mandriva sempre foi uma das distros mainstream, é bom saber que ainda esta firme e forte!

  • Pingback: Lançado Mandriva 2011 (Hydrogen) | Guimesmo()

  • Anônimo

    To usando a versão aqui, está realmente excelente. O sistema extremamente amigável e simples, muito estável. Apenas indico desabilitar a indexação strigi, que carrega o conteúdo dos arquivos. Isso porque ele consome muito da CPU, aumenta muito a temperatura do processador. De resto, até aqui, somente elogios para a melhor e mais amigável versão linux que já usei.

  • não sei se sou eu o que, mas mandriva fica muito bem com kde.
    eu uso kubuntu, mas kde parece q foi feito pro mandriva.

  • Rosemarypejo

    O que fazer quando aqueles ícones( estrelinha amarela do iniciar ), do rodapé desaparecem ?

  • Ulquiorra Schiffer

    Para mim o Mandriva é uma das distribuições linux mais avançadas e perfeitas! além de ser um pouco brasileira! xD

  • Cynara Neves

    tentei ser legal e usar o torrent (minha internet é uma porcaria) mas ia levar mais de um dia… então, tive que optar pela opção egoísta, que levará “só” 11 horas, hohoho

    • Nicholas Lima

      O que vale é a intenção… Se não tem como baixar por torrent, baixe direto mesmo, o mais importante é ter tentado ajudar 🙂

      Obrigado por deixar seu comentário e continue de olho nas nossas novidades.