21 nov

CATEDI TechDay #3

CATEDI TechDay #3 no SENAC de Guaratinguetá-SP e eu estive lá!

Bem, fui a primeira a chegar no evento, foi bom para conhecer um pouco da ótima estrutura do SENAC de lá e me proteger do friiiiooo que que estava fazendo hehe

Credenciamento feito e quilo de alimento entregue (importante para a inscrição no evento), hora de assistir as palestras.

Palestra: MySQL o banco de dados OpenSource mais popular do mundo, sobreviverá à Nuvem?

Airton Lastori mostra de forma muito interessante como a Oracle trata o nicho de mercado voltado para o MySQL, sua história e evolução, as grandes empresas que o utilizam (Facebook, Youtube…) e o compromisso com o projeto opensource.
Foi possível entender a escolha do MySQL e não das soluções pagas da Oracle em aplicações Web e perceber que essa robusta ferramenta opensource ainda terá uma longa vida.

Outro ponto importante da palestra foi o foco ao Cloud Computing, novidade para muitos ali que estavam assistindo. Assunto muito debatido no final da palestra com várias perguntas sobre sua aplicação e serviços prestados no Brasil.
Cloud Computing Oracle: www.oracle.com/Sun/Cloud_Solutions

Quem se interessa por programação web olha a dica, o Memcached (um cache para armazenar informações frequentemente usadas), ferramenta software livre usada, por exemplo, pela UOL para melhorar o desempenho do seu site.

Palestra: H4ck3r e o Open Source

Uma palestra muito interessante onde Fábio Antônio Pereira bate um papo com os participantes e mostra que para para ser um hacker não precisa trabalhar com tecnologia, basta dominar uma área/profissão. Vimos as diferenças entre hackers e crackers, como atuam e histórias bacanas de grandes invasões.

Quem usa Software Livre? Quem indica Software Livre para um amigo? Mas quem contribui com a comunidade? Quem ajuda com o crescimento e evolução daquele software ou sistema? Essas foram algumas das peguntas que Fábio Antônio fez aos participante frisando a importância da participação de todos para o crescimento do Software Livre.
Slides da palestra: slideshare.net/fantonios

Palestra: Carreira e tendência de TI no universo Microsoft

Fernando Carmo anima os participantes mostrando videos sobre as novidades tecnológicas da Microsoft em diversos ramos como web, mobile e games. Para os universitários presentes interessados em programação, com certeza foi uma um leque de possibilidades que se abriu e o início de uma boa “briga” que virá entre os aplicativos mobile com a chegada do Windows Phone que parece que veio realmente pra ficar.

Falando de dedicação, trabalho, esforço e inspiração, Fernando Carmo conseguiu empolgar a galera com alguns videos.

SILVIO SANTOS ENSINA A GANHAR DINHEIRO

Vimos também que existe uma grande carência de profissionais na área de desenvolvimento mobile, quem sabe não teremos novos profissionais depois dessa palestra. Eu aposto que sim!

Introducing the Newest Release of Windows Phone 7.5
Kinect and Windows Phone 7 integration

Palestra: Conheça a plataforma de dados e BI da Microsoft

Thiago Zavaschi nos mostra algumas projeções para os próximos 10 anos, onde: os dados se multiplicarão 44x, enquanto o número de profissionais de TI crescerão apenas 1.4x. A jornada do SQL Server, sua evolução e a mais nova versão que sairá no ano que vem.

Alguns temas abordados foram: Cloud Computing, Big Data, Appliances, Mobiles Devices, Virtualization, Windows AZURE e SharePoint.
Num exemplo muito interessante das novas funcionalidades do SQL Server 2012, Thiago Zavaschi realizou uma auditoria em uma tabela, ao final, foi possível identificar todos os usuários que fizeram Select em cima dessa tabela (esse recursos virá em todas as versões do SQL Server 2012) e nos mostrou o resultado no SharePoint.

Para aqueles que querem começar no mundo Microsoft o Technet é o lugar!
Particularmente gostei muito de ver o SharePoint (ferramenta BI) em ação e toda a sua integração com diversos dados.
Slides da palestra: Slides da palestra: https://skydrive.live.com/?cid=8de5a8efc1819eca&sc=documents&id=8DE5A8EFC1819ECA%21663#

Palestra: Spring Roo: Produtividade no Java

Agora para os programadores JAVA de plantão, olha que ferramenta interessante que o Pedro Cavaléro nos mostrou em sua palestra. O Spring Roo é uma ferramente desenvolvida para otimizar, dinamizar e facilitar a vida de quem programa em JAVA. Os participante interagiram com o palestrante concordando com todas as dificuldades para aqueles que programam em JAVA. Alguns até brincaram nas redes sociais comentando sobre o tempo em que programavam sofriam nessa linguagem.

O auge da apresentação foi quando Pedro Cavaléro nos mostrou como é simples escrever códigos com o Spring Roo, ao vivo escreveu com muita facilidade um sistema para “Controle de Mamadas” (idéia que se originou numa madrugada quando acordou para dar de mamar à sua filha), a galera adorou e quem sabe não vão utilizar quando tiverem seus primeiros bebês, hein. hehe

Palestra: Desenvolvimento de apps para Android

Na última palestra do dia Renato Porto, aluno da Faculdade de Guaratinguetá, mostra como não é nenhum “bicho de 7 cabeças” desenvolver softwares para Android. Demonstrou como configurar um ambiente de desenvolvimento, a máquina virtual para testar a aplicação e maneiras de divulgar e postar no Market (gerenciador de aplicativos do Android).

E agora quero falar de uma equipe nota 10, pessoas que fizeram isso tudo acontecer.
Esses são alguns dos responsáveis pelo CATEDI TechDay #3!

Estive no CATEDI anterior e vi um grande amadurecimento de um evento para o outro em tão pouco tempo, é impressionante toda a organização desde o processo de inscrição pelo site, a divulgação nas redes sociais, o nível de palestras, o conforto do local e a dedicação de cada membro da equipe.
A ideia de colocar como taxa de inscrição, 1 quilo de alimento para ser doado no final do evento foi ótima, saí de lá com a certeza de que não fui a única a “ganhar” algo nesse dia. Levei de volta para o RJ conhecimento, alegria e a lembrança dos amigos que fiz/reencontrei.

Até ano que vem no próximo CATEDI!

Abraços. 🙂

Carol Souza

Caroline de Souza Vieira, mais conhecida como Carol Souza, formada em Análise de Sistemas, administradora de redes Linux, incentivadora do uso de Software Livre e usuária OpenSuse. Membro atuante da Comunidade Software Livre no Rio de Janeiro, colaboradora voluntária de eventos como Hack’n Rio 2011, IV FSLDC e DFDRJ, blogueira em sites como Cotidiano Linux, Gmigos, Mulheres na Tecnologia e CooperaTI além de manter o próprio blog Carolinux. Sonhadora, amiga, determinada, criativa e movida à desafios. Uma “padawan” amante de tecnologia, aspirante a corredora, ritmista e blogueira.
  • Ótimo post Carol, deu mais vontade ainda de ter ido!

    Computação nas núvens é algo que me fascina muito devido ao nível de otimização em termos de velocidade que podemos alcançar. Apesar de que achei meio mal os caras terem sugerido a UOL… visto que host brasileiro nenhum oferece um bom serviço Cloud atualmente, pelo menos não por um bom preço.

    A UOL até tenta, mas o serviço é precário. O mais “avançado” que eles tem é o Memcached… sendo que outros serviços oferecerem LiteSpeed, Memcached, OnApp e ainda por cima, parceria com o CloudFlare.

    Mas no geral pareceu ser um ótimo evento. Quem sabe eu não apareça no próximo pra trocarmos umas ideias por lá tbm ^^

  • Anônimo

    Oi “rei” Julian!

    Foi um ótimo evento sim, em maio terá outro.

    Eles não sugeriram a UOL não, só colocaram para exemplificar.

    Abraços.

    • Rei Julian… maldito filme D8

      Ah bom, interpretei errado então, desculpa ^^”

      Abraço ;3

      • Anônimo

        Acho tão bunitinho te chamar assim!! rsrs

        Quero ver a galera em maio no CATEDI!!! o/

        • Verdade seja dita, eu gosto do apelido… pronto, falei xD

          • Anônimo

            Apelidos carinhosos sao sempre legais. 😛
            rsrsrs

          • Fato ^^