26 fev

Afinal, somos mais que 1%?

Com a briga das grandes empresas de softwares por um maior número de usuários usando seu sistema operacional, como fica o Linux com suas várias distribuições nessa briga?

Sendo um sistema ainda visto com maus olhos por muitos usuários de outros sistemas, principalmente os da “Janela”, que enxergam o linux como um sistema voltado para pessoas com conhecimento mais profundos em computação e acreditam que as pessoas comuns e “semi-analfabytes” leigas  não conseguiriam utilizar. O que é um grande erro, pois hoje em dia temos diversas distros com interfaces amigavéis e até mesmo uma usabilidade muito mais simples e superior ao da “Janela”.

Mas quantos computadores pessoais ou de trabalho, desktops ou notebooks usando linux realmente existem? Qual o tamanho da fatia do bolo que cabe ao sistema operacional que tanto gostamos?

Vamos conferir?

Os dados que analisaremos são dos sites Linux Counter e Duda Libre.

O Linux Counter é um projeto criado em 1999 e tem como objetivo principal coletar estatísticas sobre os usuários Linux, as máquinas que eles usam e em que parte do mundo o usuário vive.

Essas estatísticas são coletadas atráves do cadastro feito no site. De acordo com os dados do número de usuários e computadores registrados, o sistema faz um palpite do número real de usuários Linux no mundo todo.

Até o fechamento desse artigo, existem no site 123700 usuários registrados e 129417 computadores com linux registrados e o sistema dá um palpite de  Vinte e nove milhões de usuários do Linux no mundo. Lembramos que esses dados são estimativas baseadas no número de usuários cadastrados.

Se compararmos os numeros obtidos nesse “palpite” com os dados do Duda Libre, que  afirma que existam em torno de 1.000.000.000 é zero demais de computadores no mundo todo, o “palpite” do Linux Counter em porcentagem seria que 2.9% dos computadores do mundo todo usam Linux, como mostramos no gráfico abaixo:

Um número bem mais alto do que a estimativa do próprio Duda Libre que calcula que existam no mundo todo apenas 0,0184797% de computadores com Linux. A meta do Duda Libre é provar que somos mais do que 1% ao contrário do que afirmam.

Lembrando que essa porcentagem do Duda Libre baseia-se nos 184.797 usuários registrados no site.

O site Duda Libre está ganhando bastante visibilidade e aceitação por parte da comunidade Linux do mundo todo e tem diversas vantagens em relação ao Linux Counter. Abaixo cito algumas que, na minha opinião, são mais importantes:

– Estatística real (baseada nos usuários cadastrados)
– Estatística das distribuições mais usadas
– Estatística dos países que mais usam Linux
– Dados mais recentes
– Site em diversos idiomas

Pelos dados coletados até o momento no site, o gráfico de computadores usando linux no mundo todo fica da seguinte forma:

Confira no gráfico abaixo, a porcentagem de uso das diversas distribuições entre os usuários cadastrados:

Vejamos também como fica distribuido essa porcentagem por países.

Você não viu errado!! Estamos perdendo para a ARGENTINA… Deixando as brincadeira de lado, devemos nos envergonhar por não sermos o 1º país da America do Sul com maior número de usuários Linux cadastrados. Vamos correr atrás desse prejuízo… Cadastrem-se nos sites e participem do CENSO da comunidade Linux.

Conclusões:

– Segundo o site Linux Counter que dá um palpite de 29 milhões de usuários usando Linux, ocupamos uma fatia de 2.9% .
– Já o site Duda Libre com os seus dados aponta apenas 0,0184797% de usuários.

O Cotidiano Linux acredita que os dados do Duda Libre são mais concretos mas quero deixar uma pergunta no ar. A mesma que nomeia nosso artigo:

Afinal, somos mais que 1%?

Qual a sua opnião?  Deixe seu comentário.

Referências:

Duda Libre
Linux Counter

Nota: Lembrando que esses dados estão em constante variação.

Nicholas Lima

Desenvolvedor e Designer Web voltado ao CMS Joomla, CSS, PHP, JS. Entusiasta Linux e Software Livre, Ubunteiro e Eternamente apaixonado pela minha namorada, @H3_lena, por Sambas dos anos 30, Fuscas e carros antigos.