24 maio

Adobe CS para Linux?

Vendo minha timeline do twitter na hora do almoço, ví que a Adobe lançou no Get Satisfection uma ‘enquete’  perguntando a opnião dos usuários linux, sobre um pacote Adobe CS para linux.

Entretanto a página já tem mais de 2 anos e até o momento apenas 11.073 pessoas gostaram da ideia. Se desconsideramos o tempo em que está no ar, a página tem um balanço positivo para a implementação da ideia.

Vale lembrar que não necessariamente, o pedido será atendido pela Adobe. Além disso, Carey Burgess, um empregado da Abode, escreveu, há 22 dias, nos comentários da página, que a empresa não tem nenhum plano de lançar uma versão do Creative Suite para linux. Entretanto disse também que a Adobe leva esses pedidos de usuários muito a sério e que avalia os pedidos nos planos para os produtos futuros.

Nos comentários da página também consta outra dica de Burgess encorajando todos os usuários que realmente querem que esse pedido seja levado em consideração, a fazerem uma requisição diretamente com o time de engenharia da Adobe.

Para isso basta usar a página indicada para o envio de pedidos:
http://www.adobe.com/go/wish

Espero que isso seja levado em conta, mesmo depois de tanto tempo. Seria bom termos mais uma opção de programas para nosso querido Pinguim.

E lembrem-se: Linux é liberdade!! Então para os mais conservadores, peço que respeitem a liberdade de quem escolher usar um programa pago dentro do Linux…

Grande abraços em todos e não deixem de comentar!

Nicholas Lima

Desenvolvedor e Designer Web voltado ao CMS Joomla, CSS, PHP, JS. Entusiasta Linux e Software Livre, Ubunteiro e Eternamente apaixonado pela minha namorada, @H3_lena, por Sambas dos anos 30, Fuscas e carros antigos.
  • @GleysonLF

    Seria maravilhoso poder utilizar o Adobe Creative Suite no Ubuntu/Linux em no nosso “cotidiano linux”!!!

    • Nicholas Lima

      Valeu por comentar, amigo…

      E para que isso chegue mais perto de acontecer, vamos divulgar o link do Get Satisfaction, para que as pessoas possam votar na ideia e quem sabe a Adobe atende o pedido da galera…
      Abraços e continue acompanhando o blog.

  • Fiquei feliz que as tuitadas renderam até post por aqui. Vamos divulgar galera! Os aplicativos da Adobe no Linux abre portas para muitas possibilidades novas, e deve motivar uma quantidade respeitável de profissionais a migrar definitivamente para o Pinguim, eu estou nesse grupo!

    • Nicholas Lima

      Também acredito que se a Adobe chegar a lançar uma Creative Suite para Linux, teriamos um bom ganho de usuários que usam a Janela apenas por causa desses programas…

      Vamos torcer para que isso aconteça… 

      E aviso para os mais conservadores, que não estou desmerecendo as alternativas livres para esses programas, apenas acredito que será algo mais para complementar.

  • Luiz Guilherme Silva

    Seria realmente muito bom se houvesse um CS pra Linux, o problema é o custo de implementação disso pra Adobe com um lucro incerto de contrapartida (pois não adianta só o CS). Hoje mal temos o flash. Acho que a única forma disso se tornar realidade era adoção em massa por empresas que pagassem esse custo diretamente à Adobe num manifesto conjunto ou algo do tipo. Mas… posso estar sendo pessimista.

  • Felipe Magnus Gil

    Profissionalmente, pro pessoal que trabalha com alguma forma design e usa Linux, acho uma ótima notícia. Entretanto, meu lado “purista” fala mais alto: eu tenho um enorme apreço pelas soluções livre (Gimp e Inkscape), e não deixaria de usá-los, mesmo se a Adobe portasse o CS pro Pinguim. 😉

  • Pessoalmente, prefiro que o pessoal do Corel traga uma versão nativa ao envés da Adobe trazer o PS e afins. Os produtos da Adobe já funcionam perfeitamente no Wine, mas o Corel que é bom nada :S