24 nov

32 ou 64bits? Qual versão do Ubuntu estou usando?

Ao boiar navegar na internet, ler tutoriais ou baixar/instalar programas, você deve ter se deparado ao menos uma vez com esses dois “termos”: 32 bits e 64 bits.
O termo se refere a arquitetura do seu processador. Resumindo mal e porcamente, ele representa a quantidade de dados e instruções que o processador consegue trabalhar por vez.

Mas o que isso tem a ver com você caro gafanhoto leitor? Quando você faz a instalação de um software ou adiciona um repositório no Ubuntu, você terá que instalar/adicionar a versão correta para a versão que você tem instalada. Ou seja, se seu Ubuntu é 32 bits você terá que instalar a versão 32 bits do software em questão.
Mas como descobrir qual versão do Ubuntu está rodando na minha máquina? Muito simples.

Se estiver rodando o Ubuntu 10.10 ou anterior: clique em “Aplicativos -> Acessórios -> Terminal”
Se estiver rodando o Ubuntu 11.04 ou superior:
 Aperte a tecla “Super” (aquela com o logotipo do windows/ubuntu), digite“terminal” e depois clicar em “Terminal”.

Digite o seguinte comando no terminal recentemente aberto:

uname -m

Se o comando retornar “i686″, significa que seu sistema é 32 bits.
Se o comando retornar “x86_64″, significa que seu sistema é 64 bits.

Como pode ver na imagem abaixo, uso 64 bits no meu notebook:

Como saber se estou usando Ubuntu 32bits ou Ubuntu 64bits?

64bits ftw!

Agora sempre que for seguir algum tutorial aqui no blog e os termos 32 e 64 bits aparecerem, você já sabe o que fazer! That’s all folks!

EDIT Como a Carmine Calicchio Neto citou nos comentários, uma forma ainda mais “na cara” pode ser conseguida digitando os seguintes comandos no terminal:

file /bin/bash | cut -d’ ‘ -f3

Muito obrigado Carmine 😉

Julian Fernandes

Gestor de Parcerias do grupo regional Ubuntu-BR-SC. Bipolar e boca suja por natureza. Tarado por Tecnologia, Linux, Android, Wordpress, phpBB e... Hentai. Blogueiro nas horas vagas e nas não vagas também. Você também pode me encontrar no Twitter ou Google Plus.
  • Nossa eu não sabia dessa agora eu sei que meu ubuntu é de 64 bits, e meu windows é de 32 bits estou usando dual-boot no meu computador.

    Observação: Estou tendo uma ótima experiência com Ubuntu viva a liberdade de código aberto, esse blog é muito interessante é simplesmente o melhor quando o assunto é linux. 

    • Fico feliz em saber que ajudei cara 😉

      • vale lembra uma coisa esse artigo seu já deve ter ajudado muita gente, mais muita pessoas tem preguiça de agradecer nos comentário mais uma vez muito obrigado.

        • Sempre as ordens cara 😉
          Lembrando que você pode mandar pedidos de tutoriais pelo meu Twitter quando quiser.
          Twitter = @julian_fern

  • Carmine Calicchio Neto

    Tomei conhecimento do seu blog só hoje (02/12), quando googlei justamente acerca de 32 e 64 bits; muito boa a sua dica!
    Se você me permitir, gostaria de colaborar, acrescentando um “complemento” à essa dica: existe também um outro comando que soluciona essa dúvida, respondendo “na lata” se o sistema é de 32 ou de 64 bits, e o comando é o seguinte:
               file /bin/bash | cut -d’ ‘ -f3
    No caso desse comando, ele fornece na saída a expressão “32-bits” ou “64-bits”, conforme o sistema.
    Espero ter podido colaborar na disseminação do conhecimento do linux; eu sei muito pouco, mas o pouco que a gente sabe, se somado, vira muito.
    Um abraço

    • Opa, obrigado Carmine 😀
      Já vou adicionar no post 😉

    • Nicholas Lima

      Opa, obrigado pela dica. O que achou do blog? Estamos completando nosso primeiro aniversário e o incentivo dos nossos leitores é muito importante.

      Continue a acompanhar nossas novidades aqui no blog, no twitter https://twitter.com/#!/cotidianolinux, nas nossas páginas no Facebook http://www.facebook.com/CotidianoLinux e Google+ https://plus.google.com/103574500617273491100/posts.

      Confira ainda nosso artigo de 1 ano de vida e vote na nossa enquete: http://cotidianolinux.com.br/cotidiano-linux-1-ano-trazendo-o-melhor-do-mundo-linux-para-voce/
      Nicholas LimaCriador do Cotidiano Linux

  • alissonmelo

    Acho mais fácil clicar em “Informações do Sistema” lá em “Configurações do Sistema”.

    • Nicholas Lima

      No Linux todas as formas de conseguir uma informação são válidas… Imagine-se numa situação em que seu ambiente gráfico deu pau e você precisa saber qual a versão do sistema, como fazer? Usando o terminal seria a forma mais pratica de se resolver, não concorda?

      E levando em conta que muitas pessoas preferem usar o terminal quando estão usando o Linux, eu sou um deles, a dica é bem útil.

      Obrigado por comentar e continue nos acompanhando.
      Um grande abraço

  • SJKSNDJ

    FOI MUITO EFICIENTE.

    • Nicholas Lima

      Obrigado por comentar… 
      Continue acompanhando nosso trabalho.