Empregado da Reemploy restaurando um PC doado Fonte: Reemploy |
O governo britânico e a “UK Digital Champion” Martha Lane Fox, lançaram um esquema piloto para ajudar cidadãos que não tem acesso à Internet comprarem seus próprios PCs recondicionados baseados em Linux por 98 libras (em torno de US$156).
Organizado por uma empresa chamada Remploy, o projeto é parte do programa “Race Online 2012” do governo para que todos os cidadãos do Reino Unido estejam conectados até 2012.
A empresa Reemploy, que se apresenta como a principal fornecedora de serviços especializados em emprego para deficientes físicos no Reino Unido, diz que o projeto chamado “E-cycle” é financiado em grande parte pelo governo britânico, através dos projetos “Race Online 2012” e “Networked Nation”, liderados por Martha Lane Fox.
O projeto Race Online 2012 pretende conectar à Internet 9,2 milhão adultos que estão offline no Reino Unido. Cerca de quatro milhões de membros deste grupo social são economicamente desfavorecidos, diz a empresa.
O programa E-cycle da Remploy restaura computadores doados, que são então instalados com o software Linux, incluindo um aplicativo Office. Os PCs são oferecidos com acesso à Internet da operadora de celulares “Three”, ao preço de £9 ($14,40) por mês ou trimestral à £18 ($28,80).
Os preços são de £98 para um PC completo com um monitor de tela plana, mouse e teclado, com garantia, suporte por telefone e entrega, segundo a Reemploy.
Cerca de 60 centros no Reino Unido vão participar na experimentação durante um ano, e deverá contemplar 8.000 consumidores.
A Reemploy não menciona o Linux, mas uma notícia da BBC News sobre o regime de E-cycle diz que os computadores virão instalados com software de código aberto, como Linux.
Segundo o site, a Reemploy vai adaptar o seu programa E-cycle existente para o fornecimento de computadores recondicionados para pessoas com deficiência ao projeto Race Online 2012.
Várias iniciativas anteriores patrocinadas pelo governo do Reino Unido têm oferecido PCs de baixo custo para os pobres, os cidadãos desconectados, incluindo um “Home Access Scheme”, que começou a distribuir laptops gratuitos para os alunos das classes desfavorecidas em janeiro de 2010, diz a BBC News.
Entretanto, por causa da recessão, bem com uma nova e mais conservadora coligação governamental liderada pelo primeiro-ministro David Cameron, o projeto foi cancelado oito meses depois, diz a história.
Agora, Martha Lane Fox, a quem foi dado o título de Campeão britânico Digital por Cameron – uma espécie de “czar digital” – está levando adiante este programa mais barato, com base no subsídio parcial em vez de brindes .
Martha Lane Fox afirma que “Trabalhar em parceria é fundamental para a obtenção do Reino Unido ligados e confiantes com a tecnologia, e o regime do E-cycle é apenas um dos projetos que apoiados pelo Race Online 2012, parceiros dos setores público, privado e terceiro setor.”
Fonte: Linux Devices