No último sábado, dia 05/11, passei o dia em Padre Miguel, bairro muito conhecido por sua escola de samba, Mocidade Independente de Padre Miguel aliás, minha escola de samba do coração,* e aqui fica localizada a Faculdade Simonsen. Já visitei a Simonsen em outras circunstâncias (colegas graduandos) mas para um evento de tecnologia, essa foi a minha primeira vez.
3º ETS – Encontro de Tecnologia Simonsen
Assim que cheguei já senti um clima bacana, os organizadores muito animados e confiantes de que seria um ótimo evento (e foi!).
Com um certo atraso devido à dificuldade na liberação da credencial para os participantes, enfim o evento começa.
Pois bem, procurei os eventos mais focados em redes e segurança e o primeiro deles foi o Workshop de Pen Test com o Oscar Marques.
Ótima explicação sobre as técnicas e ferramentas de invasão e defesa. Tínhamos a nossa disposição instalado das máquinas o Backtrack, ou seja, a oportunidade para muitos ali de mexer pela primeira vez com port scanners, snnifers e etc. Infelizmente a maioria não tinha a menor noção de como mexer no Linux, o que dificultou um pouco o andamento e acredito que tenha limitado um pouco o aprofundamento no tema, mas vi que todos saíram ainda mais interessados no assunto.
Download Backtrack Linux – Penetration Testing Distribution
Assim que acabou fui tão rapidinho para a próxima palestra que consegui pegar uma boa parte da apresentação do Zeno Rocha sobre HTML5. Já havia assistido essa palestra no FSLDC, pelo menos foi o que pensei. Com uma palestra remodelada e cheia de novidades, pude ver novas funcionalidades muito atrativas para os que trabalham na área de programação para web.
Uma das coisas que me chamou a atenção foi uma animação bacana feita em CSS, o desenho em si ficou simples, eu sei, mas só pelo fato de não se utilizar Flash já deixou o vídeo bem rápido e na minha opinião muito criativo. Sem falar que adoro homem-aranha. 😉
Spiderman – Look Ma, no Flash!
Uma pausa para um flagra!!!
Olha só o Oscar Marques revisando a sua apresentação “PHP for Android” para o PHP’n RIO. Essa não tinha como não registrar, né!
Pra quem queria muita ação e pouco papo ta aí a palestra perfeita. Marcos Pitanga com “A arte do hacking ético”, nada de slides, apenas máquinas virtuais e muitas demonstrações. Utilizando diversas ferramentas vimos por exemplo, as senhas do /etc/passwd serem mostradas em texto puro com o auxílio do John (John the Ripper) e a invasão a um sistema Windows aproveitando a falha de segurança de uma das versões do Acrobat Reader 9.
E depois de passar a semana batendo a cabeça pra colocar o Gingerbread no meu celular (Xperia mini pro) por que não assistir uma palestra de Android? Aproveitei pra trocar umas idéias com o Oscar antes da sua palestra sobre “Google Android, visão geral”. Uma viagem sobre a história, conceitos, aplicativos, novas ROMs e segurança.
Posso puxar sardinha pro meu lado? Posso? rs
Quando o Oscar comentou sobre as formas de se atualizar o Android num celular, fui surpreendida com o comentário sobre o meu recente esforço em colocar “na mão” o Android 2.3.7 no meu Sony. Felicidade foi pouco pra descrever o que senti. 😀
A palestra seguinte foi sobre um tema muito interessante, “Obsolecência Programada e Software Livre” com Rodrigo Graça. Ouvimos um pouco sobre a utilização do Software Livre na área de imagem e video, reaproveitamento de equipamentos considerados “lixos” eletrônicos e direitos autorais. Durante a apresentação, Rodrigo Graça mostra como mantém sua empresa utilizando somente ferramentas livres para criação de comerciais, propagandas e filmes como a mesma qualidade final das soluções proprietárias.
Para quem ficou curioso pra ver os trabalhos, ta aqui o site e olha que legal, todos os videos estão sob licença Creative Commons. 🙂
www.ricolandia.com
E por último mas não menos importante temos a palestra do Filipe Barros, aliás sua estréia como palestrante e já começou com o pé direito.
Com o tema “Entendendo e Explorando Falhas de Segurança” mais uma vez vimos as facetas do Backtrack.
Com o foco voltado para as vulnerabilidades web, Filipe Barros nos mostrou ao vivo como se aproveitar de falhas no PHP (oriundas de descuidos do desenvolvedor) para executar exploits, falhas em widgets do WordPress e numa das versões do Proftpd.
Ufa, quanta coisa pra um dia!!
Foi um ótimo evento, com palestras de alto nível só ultrapassaram um pouco os horários. Valeu e MUITO a pena ter vindo e espero voltar ano que vem!
*Um trechinho off-tópic: Vou contar uma breve historia pra vocês sobre a minha paixão pela Mocidade. Em 1997, ao ver uma alegoria que na época foi considerada uma revolução tecnológica: um garoto jogando videogame, com telas de televisão no lugar das lentes dos óculos, fiquei completamente vidrada, e dali em diante com a sequência de enredos voltados para essa área, foi meu primeiro “estalo” de que a tecnologia me atraia.
Hoje trabalho com muito orgulho na área e posso dizer que foi um sonho de criança que virou realidade…
Abraços. 😉