5 dez

Os vídeos Flash bloqueiam em Fullscreen?

>Este artigo tem o objectivo de resolver o problema que tem aparecido na última versão do Ubuntu, a versão 10.10 Maverick Meerkat.

O problema ocorre quando se tenta ver os vídeos flash, por exemplo do Youtube, em Fullscreen, ou em português: ver os vídeos em tela cheia.

O que ocorre é simplesmente um bloqueio do vídeo e simplesmente os comandos do vídeo não funcionam. Este problema ocorre por causa das novas funcionalidades do Flash para com placas de vídeo.

Utilizadores que têm por exemplo a placa de vídeo Intel 945GM certamente estão a ter este problema que é muito fácil de resolver, tal como poderá ver neste artigo.

A funcionalidade que a Adobe implementou no Flash basicamente tenta fazer uso da aceleração gráfica das placas de vídeo. Ora, esta nova funcionalidade torna certos computadores instáveis, criando problemas na visualização de vídeos Flash, nomeadamente do Youtube.

Estes problemas variam de placa de vídeo para placa de vídeo, mas normalmente centram-se em bloqueios quando se tenta visualizar os vídeos em modo fullscreen (tela cheia) e na não apresentação dos vídeos (tal como pode ver na imagem acima).

Este problema ocorre quando o Flash tenta verificar se pode utilizar a aceleração gráfica através da placa de vídeo, por isso a solução passa por indicar ao Flash que não queremos que ele faça essa verificação.

Ora o procedimento é muito simples e passa por executar os comandos abaixo sequencialmente, aliás, pode ver o procedimento neste vídeo:

Sendo assim, abra o terminal e comece por escrever o comando seguinte para entrar em modo administrador (o ubuntu vai perguntar a sua password, por isso escreva-a!):

sudo su

De seguida deverá criar uma pasta numa localização em que o Adobe Flash dá pela sua existência e lê o que lá está:

mkdir /etc/adobe

Depois de ter a pasta criada, em que o Adobe Flash vai ter em conta, deverá executar o seguinte comando que irá criar um ficheiro chamado “mms.cfg” com a linha “OverrideGPUValidation = 1” no seu interior:

echo “OverrideGPUValidation = 1” > /etc/adobe/mms.cfg

Por fim, recomendo que feche o seu terminal, visto que ele está em modo administrador e pode causar algum dano no seu Ubuntu. Por via das dúvidas, para ter a certeza que o Flash irá ler o ficheiro e funcionar correctamente, reinicie os browsers (Firefox ou o Google Chrome).

Referências:

Corrigindo problema de tela cheia do Flash no Ubuntu;
[SOLVED] No Fullscreen Youtube in Ubuntu 10.10 using latest Google Chrome Stable;
Secrets Of The mms.cfg File.

Fonte: Ubuntued

Nicholas Lima

Desenvolvedor e Designer Web voltado ao CMS Joomla, CSS, PHP, JS. Entusiasta Linux e Software Livre, Ubunteiro e Eternamente apaixonado pela minha namorada, @H3_lena, por Sambas dos anos 30, Fuscas e carros antigos.