29 out

Latinoware 2011

1º Dia

O que dizer da minha primeira visita ao Latinoware?
Pra começar, muito bom poder conhecer pessoas e rever amigos, o que aliás está virando uma marca em eventos de tecnologia, né! Gente se esbarrando num evento aqui, num stand ali, num saguão de aeroporto acolá… e o que falar das redes sociais?
O que não faltaram foram maneiras de interagir com as pessoas. Uma estrutura de internet sem fio de tirar o chapéu e vários painéis digitais colocados em frente as salas de palestras mostravam as mensagens postadas no twitter com a hastag #latinoware e toda a programação do dia. Apesar de não estar sincronizado com o horário.

Painéis digitais.

Numa edição recorde de público, o assunto mais abordado na cerimônia de abertura foi a sustentabilidade.
Ao invés de utilizar material impresso, o evento pensou numa forma diferente de distribuir informativos, folders e etc, disponibilizando de maneira digital!

Isso mesmo!! Estão vendo esse aparelhinho na foto a cima que mais parece um controle de alarme de carro, pois então, com esse aparelhinho era possível obter informações do stand visitado, bastando pra isso aportá-lo para o terminal preso na parede do stand. Essas informações eram enviadas para o seu e-mail (aquele usado para se cadastrar no evento).

Tudo muito bom, tudo muito bem, mas cadê as palestras?

Pois bem, a primeira palestra que assisti foi sobre Segurança de cartões de modalidades de fraudes: desafios e propostas de solução.
Muito bacana conhecer os antigos métodos de fraudes de cartões, a evolução dessas técnicas e as metodologias de segurança implementadas pela ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de crédito e Serviços).
Site do projeto: www.abecs.org.br

Palestrante: Willian Okuhara Caprino

Cerimônia de abertura.

A cerimônia de abertura reuniu organizadores do evento, representantes do Governo e renomados incentivadores do Software Livre.

Voltando as palestras…

Fui assistir F13-CN: Gestão de Segurança de Conexões SSH, aliás ótima palestra, tava tão cheio que tive que sentar no chão.

Palestrante: Anahuac de Paula Gil

A idéia do F13-CN é atuar como um “proxy” SSH, implementando diversos tipos de controle sobre os acessos que os técnicos podem fazer nos servidores de uma empresa, garantindo segunça aos administrador da rede.
Foi apresentada a versão mais recente e as correções bugs implementadas, como por exemplo o armazenamento de arquivos com senha em texto plano, o acesso por ip (agora acessado por label), algumas correções no manual e alguns outros. Citei essas pois foram as que o amigo Laercio Mota – @laerciomasala (que está aqui comigo no Latinoware) reportou para o projeto. Grande contribuição para o projeto.
Site do projeto: http://f13-cn.f13.com.br

E por fim, assisti a palestra sobre FOG – No controle da Clonagem.

Palestrante: Duda Nogueira

Solução para criação de imagens de SO semelhante ao clonezilla, apresentando mais recursos e ferramentas para o manuseio de sistemas Linux e Windows.
Site do projeto: http://dudanogueira.com.br

O que não pude ver mas já fiquei sabendo que foi muito bom:
OpenStreetMap – http://www.latinoware.org/en/node/201
LibreOffice – www.latinoware.org/en/node/199

Fico por aqui, o segundo dia promete!! 😉

Fonte:
http://www.latinoware.org/en/node/203
http://www.latinoware.org/en/node/192

2º Dia

Segundo dia de evento e uma grade mais dedicada aos projetos web, mobile e as comunidades.

Entrada do Parque tecnológico de Itaipu

Na sala Espaço Uruguai o dia foi dedicado ao Python com palestras que iam desde a história até a aplicabilidade de suas ferramentas. Muitos puderam tirar dúvidas de como integrá-lo com outras linguagens e saber de soluções dentro e fora do país que usam Python.

Este é um dos slides da palestra “Por que Python”. Onde os navegantes de primeira viagem dessa linguagem puderam conhecer a grande quantidade de empresas que apoiam e utilizam o Python.

Palestrante: Marcos André Lopes Mendes

Agora foi a hora de descontrair um pouco.
Quem não conhece o @ProgramadorReal ??
Quem nunca viu ou passou por uma situação das tantas já ilustradas em suas tirinhas?
Durante a palestra “Estudos de caso do site Vida de Programador”, aliás uma das mais procuradas do dia, os participantes conheceram um pouco mais da história do Vida de Programador, sua evolução e como se tornou um dos grandes sucesso da internet.
Site: http://vidadeprogramador.com.br/

Palestrante: André Noel

Passeando pelos stands era fácil parar para trocar idéias com “feras” do Software Livre. Olha quem encontrei no stand da Espírito Livre.

João Fernando Costa Júnior - Revista Espírito Livre / Alessandro Silva - FSLDC / Carlos Eduardo Cruz (Cadonico) - Gnugraf

Outro ponto forte do evento foram as demonstrações da galera da Robótica onde todos podiam interagir com as criações. O maior sucesso ficou por conta dos jogos, sempre tinha alguém olhando e esperando sua vez de jogar um pouquinho.

Cantinho da Robótica

É isso galera, fico por aqui. Infelizmente não ficarei para o terceiro e último dia do evento, mas o amigo Laercio Motta (@laerciomasala) ficou no evento e conta em seu blog um pouco do que viu.

Abraços. 😀

3º Dia

Para aqueles como eu que não puderam estar no 3º e último dia da Latinoware tá aí um ótimo resumo de tudo que rolou.

Latinoware 2011 – 3º Dia

Carol Souza

Caroline de Souza Vieira, mais conhecida como Carol Souza, formada em Análise de Sistemas, administradora de redes Linux, incentivadora do uso de Software Livre e usuária OpenSuse. Membro atuante da Comunidade Software Livre no Rio de Janeiro, colaboradora voluntária de eventos como Hack’n Rio 2011, IV FSLDC e DFDRJ, blogueira em sites como Cotidiano Linux, Gmigos, Mulheres na Tecnologia e CooperaTI além de manter o próprio blog Carolinux. Sonhadora, amiga, determinada, criativa e movida à desafios. Uma “padawan” amante de tecnologia, aspirante a corredora, ritmista e blogueira.